top of page

Série Maternar: Sobre adaptação dos irmãos

  • Foto do escritor: Carolina STOFFEL BARBOSA
    Carolina STOFFEL BARBOSA
  • 21 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Quero abrir essa série de postagens sobre o Maternar com uma pergunta que me fizeram no instagram, logo quando Leon nasceu. "E ai Carol? Como a Aurora estava se adaptando à chegada do Leon?"


Stories do instagram

Lembro de ter feito um stories na época e disse: NÃO FAÇO A MENOR IDEIA! E acredito que essa frase segue fazendo bastante sentido.


Apenas posso dizer que é UMA FASE.. das MILHÕES que teremos pela frente... e que ela vai passar..

Sabemos que faz parte ter um período em que a Aurora vai precisar se adaptar às mudanças que a chegada do irmão trouxe.. o quanto esse período durará? Essa resposta é uma incógnita.. Tem dias que achamos que está tudo bem, e outros, bom.. nem tanto..


Posso dizer que estamos vivendo um dia de cada vez. Acolhendo os momentos em que percebemos que ela está precisando de mais atenção. Tendo momentos apenas com ela, momentos com os dois, momentos só com ele. Momentos só com a gente (meu marido e eu, ou mesmo só ele, e só eu).


Mas, aqui em casa, uma coisa não abrimos mão: seguimos com a colocação dos limites, com os ensinamentos do que é certo e do que é errado. Buscamos não recompensar os comportamentos perigosos que ela tem, mesmo sabendo que foram motivamos pelo famoso « ciúmes ». Já tivemos blindex do banheiro quebrado em momento de raiva dela, já corremos na varanda pois ela estava quase com o corpo para fora do parapeito. Mas também já tivemos INÚMERAS trocas de afeto, de carinho, de AMOR INCONDICIONAL!


Estamos trabalhando, diariamente, a independência dos nossos filhos. É um trabalho diário. Somos criticados de inúmeras formas (porque somos « severos demais » ou « permissivos demais »,ou talvez "pensantes demais"). Por vezes isso nos abala.. E como!!! Principalmente a mãe que vos escreve aqui!!!


O que meu marido e eu sempre fazemos: conversamos, estudamos, conversamos mais um pouco, e talvez mais um pouco e chegamos no nosso denominador comum. Sabemos que vamos errar, sabemos que vamos acertar. Sabemos que somos imperfeitos! Isso nos deixa mais seguros na tomada de decisão, tanto as fáceis, quanto as difíceis! Mas principalmente as difíceis...


Mas em momentos assim:

Sabemos que estamos no nosso caminho...


Essa é a nossa experiência que compartilho aqui com vocês!


Deixo aqui meu abraço à todas as mamães/papais e famílias que estão passando por esse momento! E agradeço o suporte que recebo de todas as famílias que já passaram por essa fase!


💙💙💙

 
 
 

Comments


bottom of page